Marcio Pastori

Gerente Corporativo de QSMS na Queiroz Galvão Óleo e Gás AS

1. Transcorridos alguns anos da nossa parceria, gostaríamos de saber se na sua visão, o programa GMIRM, pode contribuir, e, o quanto pode contribuir, para a melhoria dos indicadores de segurança operacional e meio ambiente de uma empresa?

O programa GMIRM tem sido fator preponderante para a evolução da maturidade do Sistema de Gestão Integrado da QGOG principalmente no tocante a cultura de segurança. Realmente é uma Jornada Educacional onde os principais líderes da companhia são expostos aos principais conceitos relacionados a segurança e meio ambiente.

O Nosso maior cliente que é a Petrobras tem um sistema de indicadores globais onde as sondas da QGOG ocupam os primeiros lugares. Estes indicadores estão relacionados a vários aspectos de desempenho entre eles indicadores ambientais, segurança ocupacional e operacional.

2. Você pode afirmar que o programa GMIRM contribui decisivamente para a melhoria significativa na sustentabilidade da cultura de segurança operacional e meio ambiente de uma empresa?

Podemos afirmar que houve uma significativa evolução nos aspectos citados nos últimos anos da empresa relacionados não somente ao programa GMIRM mas também a outros programas paralelos que a empresa vem desenvolvendo.

3. O custo / benefício da implantação desse programa é razoável para uma empresa?

É difícil termos um número específico que represente a melhoria que tivemos nestes aspectos , todavia podemos afirmar que houve uma melhora qualitativa muito importante.

4. O custo / benefício da implantação desse programa é razoável para uma empresa?

Face as aprovações de continuidade do programa pela Diretoria num momento de crise geral e de redução de custos e investimentos, podemos afirmar que o programa GMIRM tem uma relação muito positiva de custo / benefícios.

5. Você indicaria o programa GMIRM para empresas que queiram implantar, ou consolidar um ambiente sustentável de segurança operacional e meio ambiente?

Com certeza, inclusive temos sempre autorizado a participação de outras empresas na fase presencial do programa.